quarta-feira, 18 de setembro de 2013

OPTE

OPTE ou Orientações para trabalho no exterior, é o título de um livro escrito pelo ministério das relações exteriores que tem como objetivo orientar modelos, jogadores de futebol e outros profissionais em seus trabalhos fora do Brasil.

Então, é hora de orientar os bonitos e bonitas que estão com a passagem na mão, começando pelos agentes.

Ao contrário do que ocorre na indústria do futebol, não existe ainda um órgão internacional máximo ( como a FIFA) que regulamente  e registre os agentes/empresários na indústria de modelos e entretenimento. No caso da indústria de modelos, tanto para passarelas como para fotografias, contudo, os grandes empresários se conhecem, sabem quais são as grandes agências, os mercados mais importantes e os países em que há efetivamente demanda por modelos estrangeiros. A seriedade dos convites feitos por agências desconhecidas e em países que estejam foram desse roteiro podem, portanto, ser verificadas junto às grandes agências no Brasil.

Recomendações:
1. Antes de aceitar o convite de trabalho, contactar agência brasileira de  grande porte e pedir informações. Verificações alternativas podem ser feitas na internet e até mesmo junto à embaixada do Brasil no país para onde se pretende viajar.

2. Preferir a negociação com agências de grande porte, tanto no Brasil quanto no exterior, ao invés de empresas menores.

3. Estabelecer, pessoalmente ou pelas redes sociais de internet, contato com outros modelos já radicados no país e conhecidos da embaixada ou consulado brasileiro, para obtenção de fonte direta, inclusive a respeito do ambiente de trabalho no país.

A primeira parte da OPTE já foi explicada, em breve tem mais informações. Já sabe como organizar a mala? Já falei aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário