segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como funcionam as semanas de moda? #2

Explicado como funciona a temporada de moda, agora é a vez do backstage, passarela e a famosa fila A.

Backstage: lugar onde tudo (realmente) começa. Eles variam muito de tamanho – em Nova York, por exemplo, chegam a ser galpões com mais de 300 metros quadrados. Em Londres, podem não ocupar mais que 50 metros quadrados. Tudo depende da quantidade de profissionais que estarão trabalhando no determinado desfile. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os backstages normalmente são divididos em duas salas: uma para maquiagem e cabelo e outra separada especialmente para as roupas, onde todos os looks que vão entrar na passarela já ficam devidamente organizados e com fotos auto-explicativas de como a roupa deve ser vestida na modelo. Essa divisão é feita para facilitar a vida da imprensa, assim, um jornalista que vai fazer uma matéria de beleza não precisa ficar no empurra empurra com outro que vai fazer moda.
Fila A : Aqui é onde acontece aquele lado social do evento, sabe? Celebridades, famosos, editoras de moda, fica um zum zum zum de fotógrafos e jornalistas onde acontecem entrevistas informais. Nas semanas de moda lá de fora, existe um convite para entrar na sala de imprensa e pronto. Aqui no Brasil existe o que chamamos de selinho social, um adesivo que é colado no crachá de imprensa e o jornalista é liberado para entrar na sala de desfile apenas para conversar com os convidados, mas não para cobrir a passarela. Um bom momento para perguntinhas rápidas de moda (aos editores de revistas e sites), perguntar para aquela atriz que roupa ela está usando ou novidades profissionais, ou enquetes rapidinhas com personagens da moda.
Passarela: Grande conhecida nossa! Sabe, tem muita gente que diz: “Ah, mas é essa roupa é muito excêntrica eu jamais usaria”. E aí eu pergunto: quando você vai no museu, por acaso, acha um quadro bonito ou feio apenas no caso de ele combinar ou não com a decoração da sua casa? Claro que não! A gente gosta de uma obra de arte pela qualidade da pincelada, pelo traço do pintor, pela mistura de cores na tela, pelo sentimento que ele causa na gente… E não necessariamente pela função que ela pode ter na nossa vida ou não. Gostamos pelo sentimento que causa em nós, e pronto. Com a passarela é mais ou menos assim. A gente não precisa pensar na funcionalidade daquilo, mas devemos levar em conta o apelo estético que determinada coleção tem. Claro que nesse nosso mundo capitalistas, o lado comercial da roupa e como aquilo vai chegar na loja  também conta, e muito – talvez essa seja a matemática que os estilistas tenham que calcular diariamente – mas a idéia, o subjetivo, a imaginação e a criação são os principais pontos de um desfile de moda. Não à toa, é chamado de fashion SHOW!
Agora é esperar a semana de moda começar e ver o que vem de novidade por ai...

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